Uns anos atrás, eu não ouvia absolutamente nenhum podcast. Achava que era uma extensão de programas de rádio. E achava programas de rádio uó. Pra mim, rádio era pra ouvir música e só. Eu era do tipo que mudava de rádio entre uma música e outra quando tinha aquela pausa pra dizer “você está ouvindo romance no ar”, sabe? Bom, nesse caso, continuo sendo.
Mas minha opinião sobre podcasts mudou bastante! Tudo começou quando uma aluna me disse que tinha um podcast. Ela era super legal, então eu fiquei muito interessada em saber o que ela estava produzindo. Me apaixonei. Mas continuava ouvindo só aquele podcast.
Até que ouvi todos os episódios e me senti órfã. Com isso, resolvi me render ao mundo dos podcasts e me aventurei por temas diversos. Hoje eu escuto o podcast da Michelle Obama, Negro da Semana, Modern Love… E hoje vim indicar 3 podcasts comandados por mulheres negras! Bem #BlackGirlsMagic mesmo.
Celebridades negras que não tiveram medo de falar sobre a infertilidade
Podcast número 1: Afrofuturo
Se você ainda não conhece a Morena Mariah, tudo o que posso te dizer é que você está perdendo muito. Como o título sugere, o Afruturo é sobre afrofuturismo e sobre várias outras coisas que de alguma forma se conectam ao afrofuturismo também: do tempo ao autocuidado. A Morena faz um estudo profundo – até porque ela mesma diz que, quando não entende de um tema, sempre vai procurar alguma coisa para ler mais sobre – antes de cada episódio e sempre indica excelentes referências ao final.
A indicação da indicação: Ogunhê
Esse eu conheci através do próprio Afrofuturo. É lindo, principalmente para quem é ou se interessa pelas ciências. A cada episódio, conhecemos diferentes cientistas de diferentes países do continente africano e um pouco de suas histórias e pesquisas através do Ogunhê.
Podcast número 3: As Ashantis
As Ashantis é um podcast bem diferente dos dois primeiros. Eu também conheci através de uma aluna e tenho que dizer que é um dos meus favoritos. Eu me sinto ali, com elas, gravando os episódios, sabe? Ou então fico com uma vontade louca de marcar uma sessão de bate-papo com as amigas que eu gosto e até de sugerir que a gente faça o nosso próprio podcast. São 4 mulheres negras compartilhando suas vivências, que vão das ausências e presenças paternas em suas infâncias à experiências românticas e profissionais no exterior.