17.5 C
São Paulo
terça-feira, 07 dezembro 2021
InícioMulherPrecisamos falar sobre menopausa

Precisamos falar sobre menopausa

Em uma busca rápida a respeito da menopausa, você deve encontrar diversas matérias assustadoras. De matérias que listam sintomas de que ela está chegando a tratamentos, a menopausa é tratada como uma doença. Uma doença que atinge as mulheres que alcançam certa idade e que dá a entender que tudo acabou. Libido, feminilidade, vitalidade… Mas será que é isso mesmo?

De acordo com o Ministério da Saúde, a menopausa não é doença, mas uma fase natural da vida. No entanto, existe tanto tabu acerca desta fase. Por isso, criou-se até mesmo o dia da menopausa, celebrado em 18 de outubro.

Pensando em trazer mais visibilidade para o assunto, a revista People compilou algumas celebridades falando sobre suas experiências com o tema. Por aqui, acreditamos na importância da conversa. Independente da idade. Por isso, selecionamos algumas mulheres que podem servir de inspiração.

3 podcasts comandados por mulheres

Briga nos bastidores tira Kim Cattrall de possível nova versão de Sex and  the City· Notícias da TV
Kim Cattrall quer encorajar outras mulheres a refletirem sobre a menopausa. (Foto: Reprodução)

A menopausa segundo Kim Cattrall

Kim Cattrall, atriz canadense que ficou famosa por interpretar Samantha na série “Sex and The City”, diz que a menopausa é tão natural quanto a maternidade.

“Não acho que seja vergonhoso. É tão natural quanto ter um filho – é mesmo; é parte da vida. Fisicamente, é parte de como somos feitas; hormonalmente, é como somos construídas; quimicamente, é como funcionamos. Como qualquer coisa na natureza: a semente é plantada, cresce, vem a dar frutos, passado algum tempo começa a mudar e envelhecer e é assustador. Você se pergunta: ‘Ainda serei atraente, desejável, feminina? Qual é o próximo capítulo da vida? Acho que um dos motivos para ser um tabu é que nunca falamos sobre isso – dá medo até de falar com uma/o médica/o sobre isso. Quero alcançar mulheres para motivá-las a se educar sobre este período de suas vidas”, conta.

My Morning Routine by Gwyneth Paltrow | Goop
Gwyneth Paltrow defende que precisamos ressignificar a menopausa. (Foto: Reprodução)

Ressignifando a menopausa com Gwyneth Paltrow

Gwyneth Paltrow, famosa por seu papel como Pepper Potts na série de produções de “Os Vingadores”, da Marvel, defende que a menopausa seja ressignificada.

“Acho que quando você chega na perimenopausa, você nota muitas mudanças. Eu consigo sentir a mudança hormonal acontecendo, o suor, os humores – de repente você fica irritada sem motivo… A menopausa tem uma reputação muito ruim e precisa ser repaginada. Me lembro de quando minha mãe passou pela menopausa e foi uma questão tão grande e acho que houve um luto ao seu redor e todas essas emoções. Não acho que temos em nossa sociedade um grande exemplo de uma mulher menopáusica inspiradora”, conclui.

Gillian Anderson compartilha meme brasileiro e fãs não sabem lidar
Gillian Anderson sugere a celebração da menopausa. (Foto: Reprodução)

A celebração de Gillian Anderson

Gillian Anderson, atriz que já atuou em produções como Arquivo X e Frasier, ganhou fama entre outra geração mais recentemente por sua atuação em “Sex Education”. Para ela, a menopausa pode até ser celebrada.

“Quão maravilhoso seria se nós pudéssemos chegar num lugar de poder ter essas conversas abertamente e sem vergonha? Admitir, livremente, que é isso que está acontecendo. Para que a gente não sinta que está ficando louca ou insana ou sozinha em nenhum dos sintomas que estivermos sentindo… Perimenopausa e menopausa deveriam ser tratadas como os ritos de passagem que são. Se não celebradas, então no mínimo aceitas e reconhecidas e honradas”, declara.

Oprah Winfrey - Quotes, Facts & Network - Biography
Oprah Winfrey defende que a menopausa pode ser o seu momento. (Foto: Reprodução)

O seu momento, com Oprah Winfrey

Oprah Winfrey, que não pode exatamente ser definida, mas é apresentadora, empresária, recentemente produziu “Greenleaf”, fala sobre o assunto através dos olhares de muitas mulheres com quem já conversou.

“Tantas mulheres com as quais já conversei vêem a menopausa como uma benção. Eu descobri que esse é o seu momento de se reinventar depois de anos se concentrando nas necessidades de todas as outras pessoas”, relata.

Mais lidas