27.2 C
São Paulo
segunda-feira, 20 setembro 2021
InícioCasa e bem-estarCom que frequência você troca sua roupa de cama?

Com que frequência você troca sua roupa de cama?

É certo que a pandemia tem feito todo mundo tomar mais cuidado com seus hábitos: lavar os vegetais, higienizar bem as mãos, tomar cuidado com os sapatos que entram ou não em casa, lavar as roupas depois de sair nas ruas. Mas e quanto a nossa roupa de cama?!

A CNN indicou que estamos trocando nossa roupa de cama bem menos do que o ideal. Aqui vão alguns motivos.

Às vezes, nosso quarto parece o lugar mais confortável e esperado do dia. Mas muitas vezes temos companhias indesejadas e invisíveis nos aguardando na nossa roupa de cama. (Foto: Reprodução)

Você sabe identificar os sinais de desidratação?

Os inimigos invisíveis na nossa roupa de cama

Apesar de estarmos em tempos de pandemia – ou talvez exatamente por isso -, algumas pessoas têm trabalhado ainda mais do que quando iam ao escritório. Essa distância física do escritório, dos colegas e dos superiores pode causar uma falsa impressão de quem não está acompanhando nosso trabalho de perto de que não estamos produzindo tanto quanto em tempos “normais”.

Com isso, a gente tende a querer (ou precisar) trabalhar mais para provar que estamos trabalhando. No fim do dia, tudo o que a gente quer é deitar na cama e descansar.

Mas, mesmo deitadas e sozinhas em seus quartos, muitas pessoas continuam acompanhadas de dois vilões: ácaros e percevejos. Esses bichinhos aparecem para se alimentar das células de pele que perdemos todos os dias e acabam que podem gerar alergia e até asma.

Cuidado para não levar os germes de outros lugares da casa para sua roupa de cama! (Foto: Nappy)

Nem sempre o problema está na cama

Durante a pandemia, aprendemos muito sobre o tempo de propagação de um vírus: quanto tempo de quarentena fazer caso apresente sintomas, quanto tempo deixar sacolas plásticas em quarentena antes de reutilizar, etc.

Mas uma reflexão importante também está nos itens que já temos dentro de casa. Muitas vezes, levamos as bactérias de um ambiente para outro através de utensílios de cozinha, por exemplo, ou até deixando a toalha molhada em cima da cama!

Ok, não dá pra lavar roupa de cama todo dia, então o que fazer?! (Foto: Reprodução)

Então, o que fazer com nossa roupa de cama?

Ler sobre perigos dentro da nossa própria casa pode parecer desesperador, ainda mais em um momento com tantos perigos externos batendo a nossa porta. Então o que fazer?

  • O ideal seria lavar nossa roupa de cama com muito mais frequência! Mas, na impossibilidade de lavá-las e cada 3 dias, por exemplo, colocá-las em exposição ao sol já ajuda e muito!
  • Não coma no quarto! Isso aumenta a oferta de alimentos e bactérias em sua cama.
  • Use uma capa de colchão. E procure lavá-la a cada 15 dias.
  • Vire o lado do colchão, mantenha-o aspirado e, se ele tiver mais de 10 anos e for possível para a sua realidade, troque!
  • Sobre a lavagem, lave as roupas de cama uma vez por semana no mínimo, em alta temperatura, com quantidade considerável de sabão e certifique-se de que estão secas antes de colocar de volta na cama!
  • Mantenha a sua higiene na cama também: além de não comer, procure se deitar somente após o banho, não se deitar suado, com meias sujas e deixar os pets longe dos lençois.

Mais lidas