29.9 C
São Paulo
sábado, 23 outubro 2021
InícioDestaqueVocê sabe identificar os sinais de desidratação?

Você sabe identificar os sinais de desidratação?

Muitas cidades Brasil afora estão enfrentando temperaturas baixíssimas nos últimos dias. Em São Paulo, jornais reportaram o dia mais frio dos últimos 5 anos na última semana. Para os que ainda estão fazendo home office, os dias vêm com cobertores e mais cobertores envolvendo nossos corpos, comidas bem quentes e às vezes uma preguiça. E, se tem uma coisa da qual por vezes nos esquecemos, é de beber água. E isso pode levar à desidratação.

Cinco dicas para cultivar sua saúde mental na quarentena

De acordo com o Huffpost, essa preguiça tem justificativa científica: quando estamos desidratados, não funcionamos bem, mesmo que seja uma desidratação leve, de 1% ou 2%. Sendo assim, confira abaixo sinais de que você pode estar sofrendo de desidratação (e aja o mais rápido possível!):

Mau hálito ou boca seca podem ser sinais de desidratação. (Foto: Reprodução)

Mau hálito ou boca seca

É claro que mau hálito não é sempre causado por isto, mas quando estamos desidratades, nosso corpo produz menos saliva, o que faz com que as bactérias se proliferem e o mau hálito apareça.

Agora, o que talvez não seja tão evidente para algumas pessoas é que boca seca também não é sempre sinal de desidratação, não. Se você perceber que sua boca fica seca com regularidade, isso pode ser sintoma de alguma outra situação e você deveria procurar um especialista.

Sabia que cãibras ou espasmos musculares podem ser sinais de desidratação? (Foto: Nappy)

Cãibras ou espasmos musculares

Quando você não se hidrata corretamente, seu corpo pode acabar não tendo o nível ideal de minerais como sódio e potássio. Esses minerais são responsáveis por balancear o pH do corpo e controlar as funções do sistema nervoso.

E sim, isso pode acontecer com você ainda que você não se exercite regularmente. Já teve uma cãibra do nada enquanto caminhava?

Esse sintoma já é um pouco mais conhecido: sim, dor de cabeça pode ser decorrente de desidratação. (Foto: Reprodução)

Dor de cabeça

Nem toda dor de cabeça é COVID. Casos leves ou moderados de desidratação podem causar dor de cabeça e até enxaquecas.

Há pesquisas indicando que a desidratação causa encolhimento do tecido cerebral e que esse encolhimento pode ser o motivo da dor.

Portanto, mesmo que nem sempre você esteja com vontade, é importante manter o consumo de água regular! Baixe um aplicativo, coloque um lembrete no celular, deixe a garrafinha ao lado do computador… Mas hidrate-se!

Mais lidas