14.8 C
São Paulo
sábado, 30 maio 2020
Início Beleza Mel e seus benefícios para os cabelos crespos e cacheados

Mel e seus benefícios para os cabelos crespos e cacheados

Foto: Reprodução/Google

Por Eliane Sérafim

O mel possui muitos benefícios para cabelos crespos e cacheados. Ele possui, também, uma composição química complexa, sendo que a glicose e a frutose estão em 75% da composição. A sacarose e galactose também fazem parte da composição, fazendo com que o mel seja mais doce que o açúcar. Além disso, o mel possui ferro, fósforo, magnésio, potássio e vitamina B. E isso faz muito bem tanto pra pele quanto pro cabelo.

O mel possui propriedades umectantes (ajuda a reter a umidade), antibacterianas, oxidantes, anti-inflamatórias. Também é um ótimo emoliente (mantém o cabelo macio). Ele está presente em muitos cremes, é ótimo esfoliante natural para pele.

Costumo deixar por 15 minutos no rosto quando uso no cabelo (assim o serviço fica completo!).

O mel é um potente condicionador hidratante para o cabelo seco, principalmente o crespo. É o meu queridinho na hora de recuperar o ressecamento causado pelas mechas, porque ajuda a recuperar o brilho. Eu uso como tratamento semanal (descrição abaixo).

Como usar?

Limpeza do Couro Cabeludo:

01 colher de mel no shampoo a ajuda e evitar a entrada de germes no couro cabeludo. Ajuda a estimular o desenvolvimento saudável do fio. Bom demais, não?

Condicionamento Profundo:

Ingredientes:

½ xícara (chá) condicionador para cabelos crespos

¼ xícara (chá) de mel

1 colher (sopa) de óleo de amêndoas

Modo de Uso: Misture os ingredientes, batendo bem. Aplique a mistura sobre os cabelos úmidos, e deixe agir por 20 minutos.

Tratamento Semanal:

Aplicar o mel em todo cabelo seco (não é preciso enluvar os fios, apenas espalhar).  Deixar pelo menos 1 hora (quanto mais tempo melhor). Lavar como de costume. É assim que eu uso.

Tratamento Pós-Lavagem:

Misturar 01 colher de chá de mel em 04 xícaras de água morna. Espalhar no cabelo após a última lavagem e deixar secar naturalmente. (Evita o ressecamento causado pelo shampoo).

Detalhe Importante: Eu sempre compro mel de garrafada (feira, loja de produtos orgânicos). Não confio na pureza do mel vendido em prateleira de supermercado.

Ele também pode ser usado para potencializar máscaras de hidratação. É só misturar uma colher de sopa ao creme (sempre misture na quantidade de creme que você vai usar e nunca na embalagem toda).

Como citado, o mel é um excelente antibactericida, sendo ótimo inclusive no tratamento de caspa. Use no couro cabeludo puro, ou misturado com um pouco de água quente semanalmente, deixando agir por  03 horas. Depois lavar normalmente.

No mais, é como eu digo sempre:

Mel no cabelo, mel na pele, mel na vida…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas

Tracee Ellis posta vídeo lavando o cabelo com regador

Foto: Reprodução/Essence Por Revista Essence Se você não estiver lavando seu cabelo com um regador,...

Conheça 8 projetos de autocuidado nos quais trabalhar durante a quarentena

Foto: Reprodução/Google Durante essa pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas foram obrigadas a ficarem em quarentena. Durante esse...

Porque as mulheres estão aplicando cílios postiços errado?

Foto: Reprodução/Essence Por Essence A fundadora de “Quon’s Eyes” explica a maneira correta de colocar...

Cinco hábitos de limpeza para uma casa mais higiênica

Foto: Divulgação A crise global em razão da pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas redobrassem os...

Celebridades negras que não tiveram medo de falar sobre a infertilidade

Foto: Divulgação A infertilidade ainda é um grande tabu para muitas mulheres. Falar sobre suas dificuldades para engravidar...