15.9 C
São Paulo
quarta-feira, 12 agosto 2020
Início Natureza Confira 20 maneiras simples de ajudar a salvar o planeta

Confira 20 maneiras simples de ajudar a salvar o planeta

Durante esse período de pandemia, muito pode ser aprendido. Para além desse colapso sanitário global, é possível refletirmos sobre os impactos de nossas ações e os cuidados com a natureza. Confira vinte dicas preparadas pelo Prevention.

Use uma garrafa reutilizável

Talvez você já tenha uma garrafa reutilizável, mas caso você resistindo: mais de 26 toneladas de plástico foram descartadas em aterros só em 2017, com uma taxa de reciclagem de apenas 8,4%. Isso é pouco. Pule a parte de reciclar garrafas de água de uso único e opte por uma garrafa reutilizável de plástico, alumínio ou vidro no lugar.

Dê novo uso para camisetas velhas

Limpar a casa não é uma tarefa fácil, mas escolher as ferramentas de limpeza pode ser! Ao invés de sair para comprar papel-toalha ou esponjas (que podem se encher de bactérias após vários usos), por que não tentar usar uma camiseta velha como pano de limpeza? “Usar trapos velhos, como camisetas, e outros itens do vestuário como limpeza é muito melhor do que produtos de papel”, diz Laura Campas, co-proprietária da loja eco-friendly ecomended. “Não só você está dando novos destinos coisas que você não usava mais na casa como esses itens podem ser reutilizados várias e várias vezes.”

Compre de comércios locais

Quando você compra frutas e vegetais de produtores locais, você está adquirindo os ingredientes mais frescos possíveis sem acrescentar desperdícios e emissão de carbono. Conforme as pessoas vão se tornando mais conscientes a respeito do meio-ambiente, o aumento do consumo de produtores locais foi de 6% de 8,144 em 2013 para 8,771 em 2019. Ao comprar assim, “não há uma logística enorme para que os produtos cheguem até você e é uma sensação incrível saber que você está apoiando a sua comunidade”, diz Campas.

Opte por produtos com embalagens biodegradáveis

Papel, vidro e plástico são alguns dos produtos usados para embalar comida e mercadorias, mas uma vez que estes produtos estão em nossas casas, suas embalagens geralmente são descartadas. Embora mais de 40 milhões de toneladas dessas embalagens estejam sendo recicladas, leva um bom tempo antes de esses materiais se decomporem.

Sua melhor aposta é escolher comprar produtos com embalagens biodegradáveis feitas com materiais como cogumelo e amido, que se decompõem naturalmente no solo ao longo do tempo. Campas diz que esse tipo de embalagem é muito melhor para o planeta, acrescentando que “menos lixo parado em aterros que vão levar centenas de milhares de anos para se decompor é sempre uma ótima ideia.”

Mantenha um canudo reutilizável à mão

Quando você vai a um restaurante ou a um café, você pede por um canudo? Parece não ser nada fora do comum, uma vez que se trata de uma quantidade bem pequena de plástico, mas esses itens de uso único são, na verdade, muito difíceis de reciclar e geralmente vão parar no oceano. Até 2050, é possível que haja mais plástico do que peixes no oceano.

As soluções? Beba direto do copo ou tente um canudo reutilizável. Heather Kauffman, co-fundadora e CIO da loja sustentável Full Circle Home, nos diz que ela gosta de beber do canudo, por isso sempre os mantêm à mão. “Eu enfio um canudos e sacolas reutilizáveis em todas as bolsas que eu tenho para nunca ficar sem”, ela diz. Quer chegar nesse nível? Tem diversas opções feitas sem BPA, de metal ou de bambu. Alguns até vêm com a escovinha para limpar e um estojo para guardar!

Tente um novo método de locomoção

Uma das formas mais convenientes de ir do ponto A ao ponto B é um carro, mas se você estiver dirigindo por aí sozinho, cerca de 4,6 toneladas métricas de dióxido de carbono são emitidas no ar anualmente. É o que compõe a maioria dos gases do efeito estufa, o que faz com que o planeta fique mais quente. Quando for ao trabalho, tente combinar uma carona com colegas, pegue transporte público ou, ainda melhor, tente ir de bicicleta ou andando. Sua saúde agradece!

Composteira de comida e restos do quintal

Fazer uma composteira pode soar intimidante, mas acredite, é bastante fácil! Você vai precisar de alguns itens essenciais: ingredientes marrons, como lama ou folhas secas, ingredientes verdes como restos de comida e água. Você pode fazer isso numa área externa, mas para quem não tem quintal, optem por uma pequena lixeira. “Pode ser meio assustador no começo”, diz Kauffma, “mas começar com uma composteira de prateleira é um passo iniciante fácil.”

Materiais orgânicos, como cascas de ovo, folhas e cascas de vegetais são 28% dos restos que consumidores costumam jogar fora, mas podem acabar se tornando fertilizantes cheios de nutrientes através da compostagem. “Essa é uma excelente forma de diminuir desperdícios em aterros e impedir a criação de gases de metano liberados, que incluem os níveis do aquecimento global”, diz Campas.

Reutilize embalagens

Antes de jogar fora aquela embalagem da última entrega ou retirada, considere guardá-las. Mais de 10 milhões de embalagens plásticas vão parar em aterros, enquanto um pouco menos de 2 milhões realmente são recicladas. Apenas alguns tipos de plásticos podem ser reutilizados, então verifique o número embaixo da embalagem.

Quer ser ainda mais fora da curva? Katz sugere levar suas próprias embalagens quando for fazer uma retirada.

Compre itens à granel

Quando você comprar itens como castanhas, grãos de café, massas e arroz em grandes quantidades, você evita o uso de embalagens com a ajuda de sacos práticos de algodão ou potes de vidro. Se possível, Katz diz que é melhor comprar em lugares onde há acesso para compras à granel  ou com possibilidade de refil sem desperdício.

Armazene água já utilizada para uso posterior

Há diversas formas de economizar água pegando leve no chuveiro ou ao lavar a louça, mas você já pensou em reutilizar água? “Encontre formas de aumentar a eficiência de sua casa”, diz Katz. “Recicle a água de seu ar condicionado em um barril”. Se a previsão do tempo indicar chuva, pense em coletar a água da chuva e usar para pôr nas plantas ou lavar a louça. Só certifique-se de checar seu sistema de água com frequência para se proteger de vírus e contaminações.

Dê uma chance às vitrines

Você sabe como é: você sai para comprar uma coisa e sai com um monte itens que você nem sequer precisava. Toda compra que a gente faz vem com algum tipo de embalagem, então seja comprando uma loja física ou online, pense consigo “Eu preciso mesmo disso?” e, se a resposta for não, Campas diz para pularmos essa compra.

“Passas por itens de impulso e outros aparelhos sem comprar nada foi um dos maiores desafios no começo”, ela diz. “Uma vez que eu parei de comprar coisas que eu não precisava, descobri que meu dinheiro rendia mais, minha casa estava menos abarrotada e minha pegada de carbono diminuiu drasticamente.”

Compre em brechós

Se você pretende fazer compras, pule o shopping e escolha um brechó independente ou uma loja de segunda mão. Eles têm de tudo que você possa imaginar de joias vintage à roupas fashion e itens de casa legais. Tem grandes chances de que eles estejam em condições quase perfeitas e não vão precisar de novos recursos ou embalagens.

Não se esqueça de levar uma sacola reutilizável

Especialistas dizem que sacolas reutilizáveis são a mudança mais fácil que você pode fazer. Como sacolas de plástico não podem ser recicladas na lixeira, é importante encontrar formas de cortar esses materiais, evitar lixo e reduzir a quantidade de desperdícios em aterros.

Preste atenção no material de suas roupas

Antes de colocar aquele top fofo na sua sacola ou carrinho, olhe atentamente seu material. Se tiver a opção, compre roupas feitas de fibras naturais, como algodão, coco e bambu, diz Campas. A parte triste é que, apesar de você talvez se deparar com achados efetivos em lojas mais baratas, tem poucas chances de eles serem sustentáveis. “Muitos dos materiais usados em fast fashion são sintéticos, ou seja, não são biodegradáveis e contribuem para a emissão de gases estufa enquanto ficam por anos em aterros”, ela diz.

Opte por lâmpadas de LED

Usar lâmpadas de LED é uma ótima maneira de economizar dinheiro e ajudar o planeta. LEDs duráveis são feitas de material de alta qualidade, então duram mais e usam aproximadamente 75% a menos de energia. Você vai criar menos pegadas se comprar um item de alta qualidade que vai durar 10 anos do que se comprar algo que terá que ser trocado em poucos usos”, diz Katz. Apostamos que a conta de luz também vai ficar bem melhor.

Use limpadores eco-friendly (ou faça o seu)!

Limpadores à base de plantas são mais sustentáveis do que produtos tradicionais e dizem ser livres de ingredientes prejudiciais, como amônia e fosfatos.

Outra opção? Fazer um limpador com os ingredientes que você já tem em casa. “Fazer sua própria solução de lmpeza é mais fácil do que parece”, diz Kauffman. “Não só é mais seguro para você e sua família como para o nosso amado planeta pelos componentes químicos que você não vai jogar pelo ralo e a redução de desperdício de embalagem.” Ela sugere usar 50/50 de água e vinagre e misturar com algumas gotas de óleo essencial para uma opção de cheirinho sustentável.

Lave as roupas em água fria

Usar roupa fria para lavar suas roupas tem uma série de benefícios. Não só a temperatura baixa vai impedir que sua roupa encolha ou perca a cor como também vai te dar uma boa economia ao ano. Quando você opta por lavar com água quente, a Agência de Proteção ao Ambiente do Reino Unido diz que as máquinas usam cerca de 90% da energia só para o processo de aquecimento da água.

Seque roupas molhadas ao vento

Quando terminar de lavar suas roupas em água fria, não coloque na secadora! Deixe suas roupas secarem naturalmente, ao ar livre ou em varais internos. Ao não usar secadora, você está evitando quase 1 toneladas de pegadas de carbono em sua casa ano ano.

Coma de acordo com a época

Quando se trata de comida, quanto mais fresco, melhor. Quando você come de acordo com a época, você está comendo basicamente no estilo “da fazenda para a mesa”, comendo aquilo que acabou de ser colhido por produtores locais. Assim, você consegue itens muito saborosos e tem pouco ou nenhum transporte envolvido. “Esse é um jeito divertido e fácil de reduzir o impacto no meio-ambiente na comida que você consome e expandir suas habilidades enquanto cozinha”, diz Kauffman.

Você também pode apoiar restaurantes na sua área que compram de produtores locais, garantindo que você está comendo bem e apoiando sua comunidade.

Tome um banho rápido

As pessoas gastam em média 70 galões de água em apenas um dia. Ao desligar o chuveiro enquanto você se ensaboa ou cortar alguns minutos do seu banho, você estará conservando água. Use uma playlist de banho ou contabilize você mesmo, mas estudos indicam que, saindo dois minutos antes, você economiza 10 galões! 

Confira a reportagem completa clicando aqui.

Colaborou com a reportagem – Thaís Sena

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas

Tracee Ellis posta vídeo lavando o cabelo com regador

Foto: Reprodução/Essence Por Revista Essence Se você não estiver lavando seu cabelo com um regador,...

Conheça 8 projetos de autocuidado nos quais trabalhar durante a quarentena

Foto: Reprodução/Google Durante essa pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas foram obrigadas a ficarem em quarentena. Durante esse...

Porque as mulheres estão aplicando cílios postiços errado?

Foto: Reprodução/Essence Por Essence A fundadora de “Quon’s Eyes” explica a maneira correta de colocar...

Cinco hábitos de limpeza para uma casa mais higiênica

Foto: Divulgação A crise global em razão da pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas redobrassem os...

Celebridades negras que não tiveram medo de falar sobre a infertilidade

Foto: Divulgação A infertilidade ainda é um grande tabu para muitas mulheres. Falar sobre suas dificuldades para engravidar...